santa Maria

Uma semana depois, mudança na Ernesto Beck ainda confunde motoristas

Thays Ceretta

Foto: Renan Mattos (Diário)

Passada uma semana da mudança na Rua Coronel Ernesto Beck, no Bairro Passo D'Areia, motoristas ainda estavam confundindo o sentido da rua e acabam trafegando na contramão. No trecho, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Guia Lopes, uma antes da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, os veículos só podem transitar no sentido Centro-bairro. Conforme a secretaria de Mobilidade Urbana, a mudança, é para garantir a segurança de quem passa pelo local, especialmente os pedestres.

Trânsito é liberado em todas as faixas da BR-158 na Região Centro-Leste de Santa Maria

A reportagem do Diário ficou 30 minutos no local, durante a tarde da última terça-feira, e contatou que pelo menos 10 veículos entraram na contramão na Ernesto Beck. Entre eles, um militar aposentado de 69 anos.

- Eu não sabia desta mudança, isso que passo sempre por aqui para ir no HGR (Hospital Geral de Santa Maria. Fui pego de surpresa - disse o militar, que estava junto com a filha no veículo.

O mesmo aconteceu com outro aposentado, de 78 anos. Ele estava indo para a Praça do Mallet e comentou que se atrapalhou ao entrar na via, alegando não ter placa indicando.

De acordo com os moradores, a região é considerada sempre um perigo para acidentes. Nos cruzamentos, marcas de colisões são visíveis no asfalto e até nas paredes das residências. Grades já foram entortadas e uma garagem danificada revelam o perigo iminente no local.

Trânsito sobre viaduto da Faixa Velha pode ser liberado na próxima semana

O mecânico Emerson Machado, 40 anos mora na Rua Ernesto Beck há 20 anos, mesmo local onde tem a sua oficina de motos. Ele conta que já presenciou diversos acidentes, mesmo após a mudança de sentido da via.

- Tem tido acidentes diariamente aqui. Os motoristas estão descendo em alta velocidade. Tinha que ter dois quebra-molas, pelo menos. Outro dia, uma caminhão de gás bateu em um carro que saía da padaria. Os dois estavam no mesmo sentido e estavam errados - relatou Machado.

A Rua Ernesto Beck é usada pelos ônibus do transporte coletivo, o que aumenta o risco de acidentes graves.

SINALIZAÇÃO 

As esquinas das ruas que são perpendiculares à Rua Ernesto Beck estão sinalizadas, mas, apesar disso, muitos motoristas ainda não se acostumaram com a mudança de sentido. Por conta da mudança, equipes do Educa Trânsito realizaram uma ação no cruzamento das ruas Ernesto Beck e Caldas Júnior, nesta manhã. Com apoio de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CMTU), foram distribuídos panfletos educativos sobre direção defensiva e preservação da vida, uso obrigatório do cinto de segurança, riscos de conduzir veículos sob efeito de bebidas alcoólicas ou utilizando o telefone celular.

- Estamos promovendo essas ações com o intuito de orientar os motoristas e esclarecer que, com o sentido único, reduzimos o risco de acidentes nos cruzamentos e garantimos mais segurança aos motoristas e pedestres que utilizam a região - explicou o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas. 

Apesar das infrações de trânsito, a dona de casa Shaiane Cristo dos Santos, 19 anos, comentou que não tem presenciado acidentes. Mas há uma explicação.

- Tem muita gente que ainda entra na contramão. Um vizinho da outra quadra senta na frente de casa e avisa quem passa pelo lado errado - revelou Shaiane.

ORIENTAÇÃO
Para ajudar a conscientizar quem transita pelo trecho, a prefeitura realizou, na manhã de ontem, uma blitz educativa no local, para alertar os motoristas para o novo sentido da via. Na manhã desta terça-feira, a ação se repetiu. A ideia é organizar mais ações do tipo nos próximos dias, se não chover. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

229 vagas de empregos e estágios para quarta-feira em Santa Maria Anterior

229 vagas de empregos e estágios para quarta-feira em Santa Maria

Exposição itinerante retrata movimento negro em Santa Maria Próximo

Exposição itinerante retrata movimento negro em Santa Maria

Geral