Foto: Renan Mattos (Diário)
Passada uma semana da mudança na Rua Coronel Ernesto Beck, no Bairro Passo D'Areia, motoristas ainda estavam confundindo o sentido da rua e acabam trafegando na contramão. No trecho, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Guia Lopes, uma antes da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, os veículos só podem transitar no sentido Centro-bairro. Conforme a secretaria de Mobilidade Urbana, a mudança, é para garantir a segurança de quem passa pelo local, especialmente os pedestres.
Trânsito é liberado em todas as faixas da BR-158 na Região Centro-Leste de Santa Maria
A reportagem do Diário ficou 30 minutos no local, durante a tarde da última terça-feira, e contatou que pelo menos 10 veículos entraram na contramão na Ernesto Beck. Entre eles, um militar aposentado de 69 anos.
- Eu não sabia desta mudança, isso que passo sempre por aqui para ir no HGR (Hospital Geral de Santa Maria. Fui pego de surpresa - disse o militar, que estava junto com a filha no veículo.
O mesmo aconteceu com outro aposentado, de 78 anos. Ele estava indo para a Praça do Mallet e comentou que se atrapalhou ao entrar na via, alegando não ter placa indicando.
De acordo com os moradores, a região é considerada sempre um perigo para acidentes. Nos cruzamentos, marcas de colisões são visíveis no asfalto e até nas paredes das residências. Grades já foram entortadas e uma garagem danificada revelam o perigo iminente no local.
Trânsito sobre viaduto da Faixa Velha pode ser liberado na próxima semana
O mecânico Emerson Machado, 40 anos mora na Rua Ernesto Beck há 20 anos, mesmo local onde tem a sua oficina de motos. Ele conta que já presenciou diversos acidentes, mesmo após a mudança de sentido da via.
- Tem tido acidentes diariamente aqui. Os motoristas estão descendo em alta velocidade. Tinha que ter dois quebra-molas, pelo menos. Outro dia, uma caminhão de gás bateu em um carro que saía da padaria. Os dois estavam no mesmo sentido e estavam errados - relatou Machado.
A Rua Ernesto Beck é usada pelos ônibus do transporte coletivo, o que aumenta o risco de acidentes graves.
SINALIZAÇÃO
As esquinas das ruas que são perpendiculares à Rua Ernesto Beck estão sinalizadas, mas, apesar disso, muitos motoristas ainda não se acostumaram com a mudança de sentido. Por conta da mudança, equipes do Educa Trânsito realizaram uma ação no cruzamento das ruas Ernesto Beck e Caldas Júnior, nesta manhã.
Com apoio de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CMTU), foram distribuídos panfletos educativos sobre direção defensiva e preservação da vida, uso obrigatório do cinto de segurança, riscos de conduzir veículos sob efeito de bebidas alcoólicas ou utilizando o telefone celular.
- Estamos promovendo essas ações com o intuito de orientar os motoristas e esclarecer que, com o sentido único, reduzimos o risco de acidentes nos cruzamentos e garantimos mais segurança aos motoristas e pedestres que utilizam a região - explicou o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas.
Apesar das infrações de trânsito, a dona de casa Shaiane Cristo dos Santos, 19 anos, comentou que não tem presenciado acidentes. Mas há uma explicação.
- Tem muita gente que ainda entra na contramão. Um vizinho da outra quadra senta na frente de casa e avisa quem passa pelo lado errado - revelou Shaiane.
ORIENTAÇÃO
Para ajudar a conscientizar quem transita pelo trecho, a prefeitura realizou, na manhã de ontem, uma blitz educativa no local, para alertar os motoristas para o novo sentido da via. Na manhã desta terça-feira, a ação se repetiu. A ideia é organizar mais ações do tipo nos próximos dias, se não chover.